COMO USAR A INTERFACE DE GEORREFERENCIAMENTO DO IDSUS

Guia Rápido

1. VISÃO GERAL DA FERRAMENTA

A interface i3Geo Saúde é uma adaptação do software livre i3Geo (http://softwarepublico.gov.br).

O objetivo do mapa interativo é possibilitar a representação em cartogramas dos resultados do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) e dos Grupos Homogêneos propostos pela metodologia.

A tela inicial contém opções para a visualização distribuição espacial do IDSUS e dos Grupos, conforme figura abaixo.

Figura 1. Visão geral da interface inicial i3Geo Saúde

2. PARA VER A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO IDSUS

A base territorial do IDSUS é o município, conforme desenho do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). As agregações espaciais do IDSUS são obtidas por meio de médias ponderadas pelas populações dos municípios que compõem uma dada região, por exemplo, Região de saúde ou estado.

Para visualização da distribuição municipal do IDSUS em cada município, basta clicar em “Avaliação do SUS nos Municípios” e escolher uma das opções: a) IDSUS; b) avaliação da atenção básica; ou avaliação da atenção de média complexidade, ou avaliação da atenção de alta complexidade.

Figura 2. Escolhendo as opções para visualização do IDSUS nos municípios

A visualização do IDSUS de forma agregada por Região de saúde, estado ou União, pode ser feita pelo simples clique na opção descrita como “Avaliação do SUS nas Regiões de saúde, Estados e União”.

Para destacar a distribuição do IDSUS em relação a regiões específicas, basta utilizar a opção “Filtro regiões”. Ao ativar essa opção, surgirá uma lista de regiões, conforme apresentado na figura 3.

Figura 3. Escolhendo a visualização de um tema para uma região específica

3. PARA VER A DISTRIBUIÇÃO DOS MUNICÍPIOS CONFORME OS GRUPOS HOMOGÊNEOS

É razoável supor que as diferenças sociais existentes no Brasil influenciem o funcionamento do SUS nos diferentes municípios e regiões.

Na construção do IDSUS não foram utilizados indicadores de ordem socioeconômica. No entanto, propõem-se a utilização de índices para agrupar municípios que tenham semelhanças nos aspectos retratados pelos indicadores que compõem cada índice: os grupos homogêneos.

Os grupos homogêneos são uma tentativa de representar as diferenças entre os territórios e identificar similaridades e padrões. Nesse sentido, o grupo homogêneo é um instrumento que contribui para a compreensão ou interpretação do IDSUS.

Para a visualização dos diferentes grupos homogêneos, basta escolher em “Agrupamento de municípios por semelhança” uma das opções disponíveis, conforme apresentado na figura 4.

Figura 4. Escolhendo a visualização dos grupos homogêneos e seus índices

Uma vez escolhido o grupo ou o índice desejado, caso se queira ver apenas um grupo específico ou um subconjunto específico de grupos, basta identificar na lista de temas, aquele referente ao grupo homogêneo, clicar no símbolo “+”, clicar em “legenda” e selecionar quais grupos você deseja ver. Tal funcionalidade é válida para todos os temas.

4. IDSUS EM UM GRUPO HOMOGÊNEO ESPECÍFICO

Para visualizar o IDSUS em um determinado grupo homogêneo, escolher a opção “Grupo” e escolher um grupo homogêneo. Feito isso, basta escolher o tema “Avaliação do SUS nos municípios” ou “Avaliação da atenção especializada ambulatorial e hospitalar”, conforme figura 5.

Figura 5. Grupo homogêneo específico para a visualização do IDSUS em base municipal

5. DOWNLOAD DOS DADOS UTILIZADOS

É possível realizar download dos dados que foram utilizados para a geração dos cartogramas dinâmicos no i3Geo Saúde, basta clicar na opção “Download dos indicadores” e informar quais os dados e a base territorial para a realização do download.

6. AS INTERFACES DO GOOGLE MAPS © E DO I3GEO Saúde

O i3Geo saúde permite que seja utilizada a interface do Google Maps©. Caso queira ver os dados do IDSUS nessa interface, basta clicar no canto inferior direito da tela, conforme figura 1. Abaixo, o i3Geo Saúde utilizando a interface Google Maps©.

7. EQUIPE RESPONSÁVEL

Desde já agradecemos pelo uso da interface. Esperamos que o esforço feito seja útil para o processo de formulação e implementação de políticas públicas de saúde e para a produção de conhecimentos que contribuam para o incremento do acesso, da qualidade e da efetividade dos serviços prestados pelo SUS, um dos maiores e mais complexos sistemas nacionais de saúde do mundo.

Muitos contribuíram de diferentes formas e com diferentes intensidades para a produção do i3Geo saúde aplicado ao IDSUS

• Daniel Alvão de C. Júnior: Coordenação dos processos de elaboração e implementação da interface.

• Edmar Moretti: Desenvolvedor e principal mantenedor da interface i3Geo.

• Ricardo Alexandre, Gustavo Caiaffa e Gilson Leite: Desenvolvimento e localização do i3Geo Saúde.

• Luis Cláudio C. Neves, Samantha Cabral, Lúcio Nunes e Augusto Moreira: estruturação da base de dados georreferenciada.

• Adla Marques: identidade visual do i3Geo Saúde, aplicado ao IDSUS.

8. LICENÇA DE USO DA APLICAÇÃO

A aplicação i3Geo Saúde foi desenvolvida utilizando-se softwares livres.

O código fonte da aplicação, a estrutura do banco de dados e a documentação estão disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/)