SOBRE O i3GEOSAÚDE

i3GeoSaúde é uma oferta do Ministério da Saúde às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e aos profissionais da área de saúde que utilizam georreferenciamento de dados como instrumento para formulação e implementação de políticas públicas em suas áreas de atuação. A utilização da ferramenta não é restrita aos profissionais da área de saúde, podendo ser utilizado por outros profissionais ou estudiosos.

Por meio da utilização do i3GeoSaúde é possível a criação de cartogramas dinâmicos à moda do que o Ministério da Saúde faz com o Ìndice de Desempenho do SUS (IDSUS) ou pelo Ministério do Meio Ambiente.

O i3GeoSaúde é baseado na solução livre I3GEO. O esforço feito pelo Ministério da Saúde consiste na criação de uma interface que simplifique os procedimentos técnicos para a criação de cartogramas dinâmicos acessíveis por meio da internet. A ideia que uma pessoa com conhecimentos de sua área de atuação, sabendo usar um navegador (browser) e tendo organizado seus dados e planejado minimamente seus cartogramas, tenha no i3GeoSaúde uma ferramenta de fácil utilização.

Esta é a primeira versão do i3GeoSaúde, portanto, a ferramenta pode ser melhorada em diversos aspectos. Também sabemos que a possibilidade de melhoria está em função de sua utilização e do envolvimento de seus usuários com sua evolução. O fato de i3GeoSaúde ser software livre facilita este processo de amadurecimento do instrumento.



QUESTõES LEGAIS

i3GeoSaúde é software livre, assim como todos seus componentes. Desta forma, você é livre para usar, distribuir e modificar o código, conforme estabelecido pela General Public Licence versão 2. Alterações no código do i3GeoSaúde devem compartilhadas por meio do Portal do Software Público.

É possível, por meio do i3GeoSaúde, utilizar serviços proprietários para a apresentação de seus cartogramas, como por exemplo, o Google Maps(r) ou Google Earth(r). Se você optar pela utilização destes serviços e ferramentas, deve ficar atento às condições legais de uso das mesmas: https://developers.google.com/maps/terms.



SUPORTE i3GEOSAÚDE

O suporte ao uso e desenvolvimento do i3GeoSaúde pode ser obtido por meio do cadastro em nossa lista de discussão. Optamos por este mecanismo pois ele facilita o compartilhamento das experiências dos usuários.

Assista o vídeo

A criação de cartogramas dinâmicos no i3GeoSaúde é um processo relativamente simples. O pré-requisito é que você tenha os dados organizados e relacionados a seus respectivos limites geográficos: estados, municípios, limites submunicipais ou agregados de municípios (um colegiado, por exemplo). O procedimento pode ser sintetizado da seguinte forma:

Metadados Estatísticos

A geração de cartogramas no i3GeoSaúde necessita da criação e manutenção dos metadados que armazenam as descrições e definições sobre cada um dos dados que serão georreferenciados. Este procedimento deve ser precedido de um planejamento mínimo sobre que cartograma será criado, com que dados, métricas entre outros elementos.

Esse procedimento é um pouco trabalhoso mas deve-se considerar as vantagens de se ter uma base de dados documentada, o que facilita a manutenção e o compartilhamento.

Carga dos dados

Uma vez definidos os limites geográficos e a base de metadados, deve-se inserir os dados que serão georreferenciados na base do i3GeoSaúde.

Limites Geográficos

A base de dados espacial do i3GeoSaúde já contém os limites da União, Estados, Municípios e bairros, conforme fornecidos pelo IBGE. Inclui também os limites de todos os colegiados de gestão de saúde conforme utilizado pelo Ministério da Saúde em Maio de 2013.

Inserir limite geográfico diferente daqueles contidos no i3GeoSaúde

Alterar limite geográfico

Publicação dos Cartogramas

Cartogramas feitos no i3GeoSaúde podem ser publicados a partir da criação de uma aplicação, ou inserindo-os em aplicações web (portais) já existentes, com por exemplo, o portal institucional de uma organização.

Na próxima versão do i3GeoSaúde, os processos de cadastro de metadados e carga dos dados serão unificados em uma só interface. Por enquanto, ambos processos estão separados.