inicio

Ferramentas de Análise

As ferramentas de análise permitem delimitar fronteiras e traçar comparativos de tempo apresentando ao usuário de forma intuitiva. A seguir, descrevemos cada ícone da janela flutuante "Análise".

Encontrando as opções de análise

No menu suspenso, clique em "Ferramentas", em seguida clique no ítem "Cartogramas estatísticos", conforme é visto na Figura 1.

ferrramentas
Figura 1: Menu Ferramentas.

Em seguida, será apresentada a janela flutuante "Cartograma estatístico". Nesta janela clique no botão "Análise", de acordo com a Figura 2.

 analize
Figura 2: Janela flutuante "Cartogramas estatísticos".

Uma vez clicado o botão "Análise", será apresentada a janela flutuante "Análise" contendo as opções de análise, em forma de botões, como visto na Figura 3. Perceba que há uma caixa denominada "Ativar a camada", na qual identifica qual a camada (tema) do cartograma será aplicada a operação de análise.

analise
Figura 3: Janela com opções de Análise.

Ferramentas de Análise

Uma vez na janela "Análise", iremos esclarecer o que cada um dos ítens presentes (vistos na Figura 3) realiza de funcionalidade. Observe que cada função de análise ativa uma janela flutuante sobre o mapa.

foco Focar: Foca no Mapa por meio da janela flutuante "Localiza limite", para determinar os limites geográficos no cartograma, a partir das unidades Estado, Município e Bairro, conforme a necessidade de observação que o usuário deseja. Para aplicar essa função, basta escolher o nível da unidade territorial e clicar no ícone da "lupa", ao lado da unidade. A Figura  4 mostra um exemplo para os limites do bairro de "Nazaré", localizado no Estado do "Pará", Municipio de "Belém".

limitelocalisar
Figura 4: Localizar limite para um bairro.

mostralimite Mostrar limite:  Mostra os limites geográficos que estão cadastrados para o cartograma, podendo ser configurada a cor (o padrão é "vermelho"),  a largura da borda do limite, e incluir também os nomes dos estados, municipios ou bairros que foi escolhido essa finalidade. Veja na Figura 5 um exemplo de janela flutuante para a função "Mostrar Limites".

mostrar lmite
Figura 5: definição de limites.


Considere o seguinte exemplo: se o limite escolhido foi "Bairro", sem a identificação dos nomes do limite e com a cor padrão (vermelho), aplicado ao município de Belém, você verá um mapa como o visto na Figura 6.

limite
Figura 6:Exemplo de limite de bairros.


limitoexpecifico Filtro Geográfico: Ao acionar esse botão será mostrado no mapa apenas os dados de determinado limite geográficos, conforme a opção da unidade geográfica que se deseja trabalhar. A Figura 7  mostra a janela com um exemplo de filtro aplicado até ao nível de município.

filtrar
Figura 7: Janela de filtro geográfico.


tempo  Filtro de tempo: Mostra apenas os dados de um período de tempo, quando o tema conter parâmetros temporais (ano, mês, dia, hora). A Figura 8 mostra um exemplo para a camada "População residente..." que possui o parâmetro "ano", com o valor "2000".

filtrotempo
Figura 8: Exemplo da função  "Filtro temporal".


tabelaatributo Tabela de atibutos: Mostra uma tabela contendo os dados do limite geográfico selecionado. A Figura 9 mostra os dados do limite "Bairro", representando os registros dos bairros do município de Belém (Pará).  
Além do relatório com os registros de dados, é possível exibir estatísticas, gráficos e produzir um relatório personalizado (escolhendo quais colunas deseja exibir).

tabale
Figura 9: Tabela de atributos (exemplo).


graficointerativo Gráfico interativo: Gera um Gráfico (em diversos formatos) com os dados do tema (camada) selecionada. A Figura 10 mostra alguns tipos de gráficos (pizza, área 2d, etc) que podem ser aplicados. Além do gráfico, é possível especificar quais dados serão exibidos e a base de dados em forma de arquivo CSV.

grafico
Figura 10: Gráfico interativo.

Após escolher o tipo de gráfico e definir os dados a serem exibidos, será apresentado na janela o gráfico com os dados a serem analisados. A Figura 11 mostra um  exemplo para o  "gráfico 2d" contendo dados sobre casos de influenza em 2005, no município de Belém.

grafico
Figura 11: Exemplo de gráfico em área 2D.

opacidade Opacidade: Controla o nível de opacidade (transparência) do cartograma, utilizando-se para isso uma barra deslizante que gradua o nível de transparência, como o visto na Figura 12.

opacite
Figura 12: Opacidade.


animacao Animação: Produz animações de apresentações entre temas. O efeito de animação só ocorrerá se pelo menos dois temas, normalmente temporais para uma mesma base de dados, forem selecionados. A Figura 13 mostra dois temas escolhidos para a animação.

animacao
Figura 13: Animação.


calculator Alterar classificação (da legenda): Permite editar a legenda, no que se refere às cores das classes e ao tipo de classificação (intervalos iguais ou quartil), conforme é visto na Figura 14.

legenda
Figura 14: Alterar Legenda.


Alterarcores Alterar cores: Altera apenas as cores das classes do dados da variável presente no tema escolhido. A Figura 15 mostra a janela com algumas opções de cores.

cor
Figura 15: Cores.


cotina Cortina: cria um efeito de sobreposição e transição entre temas. O efeito é controlado por uma barra deslizante presente na janela, como visto  na Figura 16.

cortina
Figura 16: Cortina.

mapa3d Mapa temático 3D: Gera os dados para a representação do mapa em uma visão 3D, utilizando a técnica utilizada no Google Earth (no formato KML). Ao final do processo, é criado um arquivo KML que pode ser aberto com o Google Earth, ou baixado pelo link gerado pelo i3GeoSaúde. A Figura 17 mostra algumas das opções da funcionalidade para o tema selecionado ("Influenza por bairro...").

3d
Figura 17: Mapa temático 3D.


e Estatísca gerais: Mostra um resumo das estatísticas de uma variável (selecionada para a camada ativa), aplicando-se funções estatísticas conhecidas (média, moda, mediana, e outras). A Figura 18 mostra um exemplo para a camada "Influenza por bairro...".

estatistica
Figura 18: Estatísticas.


contorno Ativa e desativa contornos de limites geográficos: permite exibir ou ocultar as bordas dos limites geográficos.

formaAltera a forma de representação. Essa função permite modificar a apresentação gráfica dos dados no cartograma, podendo utilizar circulos com três opções de formas, ou mantendo o padrão de preenchimento da área do limite geográfico,  conforme indicado na Figura 19.

Forma
Figura 19: Formas de representação dos dados nos limites.

A Figura 20 exemplifica um tipo de preenchimento por meio de ponto.

pontos
Figura 20: Exemplo de preenchimento com pontos.


mapacalor Mapa de calor: Exibe um mapa com intensidades de cores baseadas nas faixas de valores presentes na região geográfica selecionada no tema.

congelavisao Congela visão: Possibilita a seleção da imagem em área delimitada da tela, para uma análise particular, conforme o exemplo da Figura 21.

fixo
Figura 21: Janela  "congelar visão".


Mostratexto Mostra os valores como texto: Mostra os valores como rótulos (com os valores em forma de texto), sobre os limites geográficos do mapa. A  Figura 22 mostra a janela com algumas das opções da funcionalidade.

texto
Figura 22 : Opções para gerar os valores (Toponímia) nas regiões do mapa.


A seguir um exemplo de toponímia (infomações sobre o mapa), visto na Figura 23. No exemplo existem números que representam a quantidade de incidência de vítimas de influenza em cada região geográfica.

toponomia
Figura 23: Exemplo de toponímia.


Topo