Cliente de web services
Selecione uma opção na árvore ao lado.
MAPAS são serviços WMS/WFS que geram mapas.
DADOS são serviços que retornam dados textuais.
Veja no item ajuda algumas definições sobre "web services" e suas potencialidades.
O "WSCliente" foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e faz parte do pacote "I3Geo". Licenciado sob GPL,
o "I3Geo" pode ser obtido no endereço http://mapas.mma.gov.br/download.
Com o "WSCliente" é possível acessar serviços que retornam dados textuais e mapas, sendo utilizado para cadastrar, divulgar e
fornecer um meio rápido de verificação dos dados disponíveis.
Utilizando softwares livres e padrões abertos, a implantação desse cliente em um servidor web pode ser feita sem custos.
A inclusão dos links para os serviços utiliza o padrão RSS, dessa forma, os serviços de cada instituição podem ser incluídos e
atualizados permanentemente.
Um web service é um componente, ou unidade lógica de aplicação, acessível através de protocolos padrões de Internet.
Como componentes esses serviços possuem uma funcionalidade que pode ser reutilizada sem a preocupação de como é implementada. O modo de acesso é diferente de alguns modelos anteriores, onde os componentes eram acessados através de protocolos específicos, como o DCOM, RMI ou IIOP.
Web Services combinam os melhores aspectos do desenvolvimento baseado em componentes e a Web.
Há algumas especificações e tecnologias definidas para a construção ou utilização de Web services. Essas especificação e tecnologias endereçam para os seguintes requisitos para o desenvolvimento baseado em serviços: uma forma comum de representar dados um formato de mensagens comum e extensível uma linguagem de descrição do serviço, comum e extensível um mecanismo para localizar os serviços localizados em um Web site específico um mecanismo para descobrir os provedores de serviço.
O XML é a escolha natural para o modo de representação dos dados. Muitas especificações utilizam o XML para representação dos dados, assim como os XML Schemas para descrever os tipos dos dados.
O SOAP (Simple Object Access Protoco) é um protocolo leve para troca de informações. Parte da sua especificação é composta por um conjunto de regras de como utilizar o XML para representar os dados. Outra parte define o formato de mensagens, convenções para representar as chamadas de procedimento remoto (RPCs) utilizando o SOAP, e associações ao protocolo HTTP.
O WSDL (Web Services Description Language) é uma linguagem baseada em XML, com a finalidade de documentar as mensagens o Web service aceita e gera. Esse mecanismo padrão facilita a interpretação dos contratos pelos desenvolvedores e ferramentas de desenvolvimento.
Também é necessária uma forma de localização dos Web services. O protocolo Disco (Discovery Protocol) define um formato para o documento discovery e um protocolo para devolver esse documento, possibilitando a localização dos serviços em um web site conhecido. No entanto, é comum que não se saiba as URLs onde os serviços podem ser encontrados. O UDDI (Universal Description, Discovery, and Integration) é um mecanismo para os fornecedores anunciarem a existência de seus serviços, e para os consumidores localizarem os serviços de seu interesse.
Podemos definir, resumidamente, um XML Web service como um serviço de software publicado na Web através do SOAP, descrito com um arquivo WSDL e registrado em UDDI.
Fonte: IWEB
O OGC - Open Geospatial Consortium, Inc é uma instituição que congrega empresas, órgãos governamentais e universidades com o objetivo de definir padrões na área de geotecnologias.
Uma das ações do OGC é a definição de "web services" voltados para a informação cartográfica. Com o estabelecimento desses padrões é possível a criação de softwares que realizam a integração de dados.
Os principais padrões definidos pelo OGC são:
GML - Geography Markup Language: padrão XML para arquivos de dados cartográficos vetoriais.
WMS - Web Map Service: padrão de "web service" que fornece mapas digitais na forma de imagens.
WFS - Web Feature Service:: padrão de "web service" que fornece dados no formato GML.
WCS - Web Coverage Service: padrão de "web service" que aprimora o padrão WMS fornecendo imagens com valores que indicam propriedades geográficas e não apenas valores referentes a uma determinada cor.
Em cartografia existem padrões definidos pelo OGC que possibilitam o acesso a dados geográficos na forma de mapas digitais, os chamados "web services cartográficos".
Com essa tecnologia é possível acessar bancos de dados que estejam em qualquer servidor de dados da Internet sem a necessidade de download de arquivos.
Um programa de computador, rodando na Internet ou no computador do usuário, estabelece o acesso aos vários serviços de fornecimento de dados (web services), integrando em um mesmo mapa digital temas armazenados de forma descentralizada.
A grande vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de acesso aos dados diretamente do responsável por sua manutenção. Dessa forma, tem-se mapas com a melhor atualização possível. Outra vantagem é o fato de não ser necessário armazenar em um mesmo servidor de arquivos um volume grande de dados.